O projeto Fio Wines, do produtor Dirk Niepoort e dos filhos Daniel e Marco Niepoort, foi distinguido na categoria “Descoberta do Ano” pelo guia Gault & Millau, para a edição alemã de 2020.

A Fio Wines é um projeto de Dirk Niepoort e dos filhos Daniel e Marco, numa homenagem à região de Mosel e à casta Riesling. É a região vinícola mais antiga da Alemanha e a maior área de cultivo de vinho em encostas.

Dirk Niepoort juntou os dois filhos e Philip Kettern, da Casa Lothar Kettern, que carrega também a responsabilidade de honrar 200 anos de História na produção “dos melhores Rieslings do mundo”.

Desta colaboração surgiram os vinhos Ratzelhaft, Falkerberg, Cabisehrnett e o topo de gama, Fio. Tempo é palavra-chave para saber que “é possível ter um vinho leve, com pouco álcool, mas sem perder nada das características do vinho”, nas palavras de Marco Niepoort.

“Estes são vinhos leves, mas de guarda, que podem ser bebidos muitos anos mais tarde”, completa Dirk Niepoort.

Os Fio Wines são Rieslings muito finos, que estagiam ao longo de dois anos em “füders” (tonéis) de 60 anos. Inteiramente fermentados, não filtrados e sem colagem, são produzidos com muito tempo e paciência.

O guia, nascido em França na década de 60 pela mão dos críticos gastronómicos Henri Gault e Christian Millau, é considerado um dos mais prestigiados manuais de restauração, estando presente em cerca de 20 países do mundo. Ao contrário do Guia Michelin, não atribui estrelas, mas sim uma escala de 20 pontos.