A Corticeira Amorim lançou a Naturity e a Xpür, tecnologias desenvolvidas para remover o TCA detectável das rolhas naturais e criar um novo segmento de rolhas microaglomeradas.

A investigação para desenvolver a tecnologia Naturity, com patente pendente, iniciou-se em 2016 com a NOVA School of Science and Technology e baseia-se nos princípios da dessorção térmica através de uma utilização, exclusiva e não sequencial, de pressão, temperatura, água purificada e tempo.

Nenhum elemento artificial é usado no processo, o que facilita a extração de mais de 150 compostos voláteis, incluindo o TCA. Com lançamento a nível mundial, a Naturity expande o desempenho de TCA não detetável no segmento de produtos de cortiça natural, enquanto reforça os resultados operacionais da NDTech, o serviço de rastreio avançado que analisa e remove individualmente qualquer rolha de cortiça natural com mais de 0,5 nanogramas por litro (ng / L) de TCA.

Outro desenvolvimento anunciado é a tecnologia Xpür, desenvolvida para estender o desempenho de TCA não detectável para rolhas microaglomeradas. A Xpür aprimora a aplicação convencional de CO2 supercrítico, desenvolvida há várias décadas, e redesenha e atualiza o conceito, com a tecnologia do século XXI. A nova abordagem utiliza apenas 25% da energia e apenas 10% do CO2 anteriormente necessário. Além disso, a Xpür consegue resultados de níveis de redução de TCA para 0,3 nonogramas por litro (ng / L) em rolhas microaglomeradas tratadas, deixando intactas as propriedades físico-mecânicas da cortiça.