A AHRESP já entregou ao Governo uma proposta de Guia de Boas Práticas com vista à reabertura dos estabelecimentos de Restauração e Bebidas.

O documento foi discutido com empresários do setor de várias tipologias, realidades e regiões, e teve também em conta as experiências internacionais decorridas até ao momento.

Depois de revisto pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), pela Direção Geral da Saúde (DGS) e pelo Turismo de Portugal (TdP), o Guia será devolvido à AHRESP para ser concluído.

O Guia de Boas Práticas abordará temas como a capacitação dos empresários e colaboradores; a reorganização dos espaços; as regras de controlo de entrada; as regras de higiene pessoal; o fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI’s); as regras de limpeza e desinfeção; os cuidados a ter na preparação e confeção de alimentos; menus e serviço; bem como requisitos específicos para self-service e buffets, take away, delivery e drive-in.

Em complemento, e com vista ao respeito pelas suas orientações, a AHRESP encontra-se também a preparar sessões de capacitação através de vídeos dirigidos aos empresários e seus colaboradores.

A AHRESP destaca ainda a criação de um Selo Distintivo atribuído aos estabelecimentos que respeitem as boas práticas, o que ajudará a transmitir a desejável confiança aos consumidores.

A AHRESP vai abordar este e outros temas de igual importância para o canal HORECA num seminário online sobre Problemas e Soluções para o Canal HORECA, realizado com o apoio de diversas autarquias. O Webinar realiza-se hoje, dia 29 de abril de 2020, entre as 11h e as 13h, através da página de Youtube da AHRESP em https://www.youtube.com/user/AHRESP.

Em cima da mesa de discussão está o Balanço da Crise COVID-19 no Alojamento Turístico e na Restauração, a reabertura dos estabelecimentos, o Guia de Boas Práticas AHRESP e ainda os Apoios Financeiros, Lay-off, prorrogações de pagamentos de impostos e moratórias.

A AHRESP surgiu em 1896 e é a maior associação empresarial na defesa e representação das empresas de restauração, hotéis, cantinas, pastelarias, padarias, casinos, discotecas, indústria e comércio alimentar, parques de campismo, alojamento local, entre outros.