A comunidade tech4COVID19 fez nascer uma nova plataforma, a Preserve, para ajudar a contrariar as quebras de receita dos negócios locais por todo o país, causadas pelo encerramento destinado a evitar a propagação do Covid-19.

O objetivo é ajudar empresas como restaurantes, cafés, mercearias, entre outras, a terem algumas receitas, mesmo não estando em atividade.

O projeto permite que os estabelecimentos vendam vouchers online, que serão depois utilizados quando os negócios voltarem ao seu normal funcionamento, criando receitas imediatas e ajudando no pagamento de salários, fornecedores e outros encargos, que estão, neste momento, em risco.

“A pandemia e a situação de emergência que hoje vivemos está a ser particularmente difícil para negócios locais, principalmente nos setores de hotelaria e restauração, e é nestes momentos que se vê a fibra das pessoas, da sociedade e de um país. A Preserve surge com o objetivo de possibilitar a transmissão de energia de uma comunidade pronta a ajudar quem mais precisa. Para tal, contamos com o esforço de dezenas de voluntários que estão a passar noites, fins de semana e tempos livres a trabalhar por uma boa causa,” afirma Ricardo Gonçalves, responsável pelo projeto.

O pagamento dos vouchers é feito através da Instituição de Pagamento euPago, que prescindiu de parte das suas comissões, para que as empresas recebam a totalidade do valor, sem quaisquer taxas adicionais. Para comprar vouchers ou para que os proprietários inscrevam de forma gratuita os seus estabelecimentos na plataforma, é apenas necessário que se dirigiram ao site.

Entre os parceiros do projeto, estão já a Associação Comercial de Braga, a Associação Comercial Distrito de Évora, a Associação Comercial do Porto, a Pro.var - Promover e Inovar a Restauração Nacional, a Associação Comercial e Industrial de Évora, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Edições do Gosto e a Made of Lisboa.

O projeto insere-se no tech4COVID19, movimento criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa que pretende desenvolver soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio da COVID-19