Sacos Auchan

O grupo Auchan vai disponibilizar novas formas de embalar produtos como as frutas e os legumes para ajudar a que os clientes adotem comportamentos de compra mais sustentáveis.

Para ajudar a eliminar o desperdício e a utilização de plástico de uso único, a Auchan vai disponibilizar sacos de poliéster reutilizáveis que diz serem “laváveis, mais resistentes, duráveis e funcionais”. O projeto piloto está a decorrer no Jumbo de Cascais. Os sacos estão à venda na secção das frutas e legumes, num pack de três, com um custo de 2,45€.

Com um formato semelhante a uma rede, para deixar os alimentos respirar, os sacos podem ser usados para guardar os alimentos dentro do frigorífico ou para os transportar dentro de uma bolsa maior.

Em cada saco, poderão ser colocadas até quatro referências de produtos, entre legumes e frutas, de forma a permitir uma ainda maior maximização dos recipientes.

Os tradicionais sacos de plástico continuarão a ser disponibilizados, mas passa a ser possível colocar até quatro tipos de produtos em cada saco. Para isso, os clientes apenas terão que pesar separadamente cada referência de produto e colocar as várias etiquetas no mesmo saco.

Por outro lado, quem pretender também pode levar o seu próprio saco de casa.

Rita Cruz, Gestora de Sustentabilidade e Ambiente da Auchan Retail Portugal, sublinha: “A sustentabilidade e a promoção da economia circular são temas estratégicos para a Auchan. Neste âmbito, fomos a primeira insígnia a incentivar o cliente a usar embalagens reutilizáveis nas suas compras e temos já vários produtos de venda avulso. No caso desta medida concreta, estimamos que possa ter um potencial de redução de 67 toneladas de plástico, por ano, caso tenha plena aceitação por parte dos nossos clientes. Neste âmbito, queremos continuar a inovar e a trazer alternativas mais sustentáveis para todos.”

Para além destas duas soluções especificamente para fruta e verduras, a Auchan aproveitou a data para lançar, em todas as lojas, um novo tipo de saco para as compras, num material mais resistente, durável e maleável, o chamado “tecido não tecido”.

Desde 2008, a Auchan tem inúmeras alternativas aos tradicionais sacos de plástico, como por exemplo sacos de papel, sacos alcofa reutilizáveis, sacos com 80% de plástico reciclado, bolsa dobrável, trolleys, sacos reutilizáveis para garrafas de vinho, entre 36 opções disponíveis.

Por outro lado, a empresa aposta em integrar material reciclado nos sacos existentes. Assim, os sacos de plástico atuais são feitos com 80% de material reciclado e 100% recicláveis. Os sacos de papel são feitos de material 30% reciclado e a percentagem de fibra virgem é de origem sustentável. Para além disso, tem em vigor um programa de gestão de resíduos interno, que lhe permite ter uma taxa de reciclagem de 92%.