Equipa Junior

 

A equipa Júnior de Competição Culinária da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal está a ser renovada e estão abertas as inscrições.

Quem nasceu após 19 de Fevereiro de 1995 pode candidatar-se, enviando um CV detalhado para o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao próximo dia 30 de Abril 2019.

As Equipas Competição Culinária ACPP surgiram pela primeira vez em 1992. Portugal tem atualmente duas equipas. A equipa sénior (profissionais mais de 25 anos de idade), que conta com seis elementos, é orientada pelo Chefe Paulo Pinto. A equipa júnior (com jovens até aos 25 anos de idade) tem à frente o Chefe Jorge Fernandes. Todos levam Portugal à maior competição de culinária do mundo: as Olimpíadas de Culinária, realizadas na Alemanha.

Cerca de 18 anos depois de terem começado no mundo da alta competição, aprenderam-se novas técnicas, apreendeu-se o ambiente de competição e as suas regras. E, quase duas décadas depois, Portugal continua a estar anualmente representado nos concursos internacionais.

As regras de participação nas competições internacionais de culinária ditam a separação por idades, separando assim os níveis de exigência. Numa equipa júnior os cozinheiros são ainda muito jovens, com uma preparação num estado evolutivo e, muitas vezes, ainda a terminar os cursos de cozinha.

Numa equipa sénior, espera-se que os cozinheiros tenham já uma preparação diferente, assim como experiência e maturidade como profissionais. Os critérios de avaliação nas provas de competição são distintos.

Ao longo dos últimos 20 anos, os patrocinadores das Equipas de Competição Culinária - ACPP MAKRO PORTUGAL, UNILEVER FOOD SOLUTIONS e Xpepper Xpepper - acompanham o  projecto permitindo levar Portugal às maiores competições de culinária do mundo.